Admir Candido

Transporte Escolar

O município possui cerca de 21.000 matrículas na Educação Básica e, aproximadamente, quase 5.000 matrículas na Educação Superior. As matrículas nas referidas redes estão sistematizadas na Tabela a seguir

Girl's Softball Team

Apresentação Transporte Escolar

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) foi instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.

Com a publicação da Medida Provisória 455/2009 – transformada na Lei no 11.947, de 16 de junho do mesmo ano, o programa foi ampliado para toda a educação básica, beneficiando também os estudantes da educação infantil e do ensino médio residentes em áreas rurais.

O município de Avaré possui convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP) para fornecer transporte escolar para os alunos da Rede Estadual. O transporte escolar também é feito através da cessão de passe escolar pela Secretaria Municipal da Educação, onde o aluno utiliza as linhas de ônibus da rede regular de transporte público do município.

Logo, são transportados alunos da Rede Municipal (Educação Infantil – Etapas I e II; Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano; e Educação de Jovens e Adultos I e II), alunos da Rede Estadual (Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio; Centro de Estudo em Línguas – C.E.L.; ETEC “Prof. Fausto Mazzola”) e alunos da Rede Federal (Instituto Federal de São Paulo – IFSP) totalizando, assim, cerca de 4.232 alunos atendidos, conforme demonstrado na Tabela a seguir.

Em 2014, a Secretaria Municipal da Educação contou com 44 veículos na sua frota escolar, divididos em quatro tipos: kombi, van, micro-ônibus e ônibus.

O atendimento também é feito com frota terceirizada para que toda a população estudantil seja atendida adequadamente. A referida frota conta com os seguintes veículos: