Transporte Escolar, Investindo em Qualidade

De 2013 a 2015 houve significativa economia e melhoria no serviço prestado.

O setor do transporte escolar está trabalhando incansavelmente para manter a regularidade e a qualidade no que diz respeito aoacesso à escola, do aluno que reside na zona rural de Avaré e dos demais alunos residentes na zona urbana, que não tem acesso à vaga na escola do bairro onde mora.

Desde 2013, a Secretaria Municipal da Educação está investindo pesado para garantir a manutenção dos veículos utilizados no transporte escolar e também adquirindo novos veículos para fazer a renovação da frota municipal. Os recursos utilizados para estes investimentos, são frutos da parceria entre a Secretaria do Estado da Educação (Governo do Estado) e da Secretaria Municipal da Educação (Prefeitura Municipal), através de convênios firmados anualmente e também com recursos destinados pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Graças a essas parcerias, foram adquiridos até o momento, 22 novos veículos para compor a frota municipal. São 10 microônibus de 16 e 22 lugares, 03 microônibus de 22 lugares que estão em fase final de montagem e logo estarão à disposição da população, 04 ônibus de 44 lugares, 04 Vans de 16 lugares e 01 Van adaptada para cadeirantes. Dos 22 veículos adquiridos desde o início de 2013, todos possuem vagas para cadeirantes, garantindo assim, a acessibilidade aos alunos portadores de deficiência física.

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação contrata, através destes convênios, empresa especializada em transportes urbanos, para suprir a ausência de veículos que estão em manutenção e os que ainda faltam para completar a frota municipal. Ao todo, foram locados 09 veículos para atender a demanda de alunos do município em 2014, visto que em 2013 eram 11 veículos e em gestões anteriores o número de veículos contratados era de 18. Para o ano de 2015, está previsto a locação de apenas 06 veículos, pois a meta da Secretaria Municipal da Educação, para o ano de 2016, é zerar o fretamento de veículos e utilizar-se somente dos veículos da frota municipal.

Tal economia só foi possível graças ao esforço da equipe responsável pelo transporte escolar que vem adequando o benefício à realidade do município de Avaré. Após diversos estudos, várias linhas da zona rural e urbana tiveram suas rotas alteradas, fazendo com que alguns veículos ficassem disponíveis para serem utilizados no lugar dos terceirizados e também encaminhando vários alunos para as escolas mais próximas da residência, evitando a utilização do transporte. A economia também se deve ao novo modelo adotado pela Secretaria Municipal da Educação e pela Diretoria Regional de Ensino de Avaré, durante o cadastro dos beneficiários do transporte escolar, evitando fraudes e distribuindo o benefício a quem realmente necessita.