Buscar
  • Reinaldo Faria

ÉTICA PROFISSIONAL


No período de 2017 a 2018 foram realizadas palestras sobre Ética Profissional, com o objetivo de resgatar valores morais humanizadores, estimulando atitudes éticas e solidárias no ambiente de trabalho. Participaram das palestras: - Diretores - Professores - Auxiliares de Desenvolvimento Infantil - Agentes Administrativos - Motoristas e Monitores - Cozinheiros Palestrante: Supervisor de Ensino Antonio Sergio Conti


Justificativa (objetivo geral):

Atender a necessidade atual de construção de relações sociais e profissionais mais humanizadoras, de postura ética e atitudes solidárias.



Objetivos específicos:

- Incentivar e estimular atitudes éticas.

- Resgatar valores morais humanizadores.

- Ressaltar que virtudes podem ser adquiridas e personificadas.

- Trabalhar o respeito como valor social imprescindível.

- Enfatizar a importância do trabalho coletivo.

- Valorizar o trabalho como recompensa; fonte de renda material e espiritual.

- Destacar a responsabilidade social e profissional.

- Estimular a busca pela competência profissional.



Principais tópicos abordados:

- Motivação e autoestima.

- A ética como reflexão crítica sobre a moralidade.

- A ética como uma referência para os seres humanos em sociedade.

- Atitude ética: includente, tolerante e solidária.

- A educação ética (ou, a ética na educação) acontece quando os valores no conteúdo e no exercício do ato de educar são valores humanos e humanizadores.

- A ética profissional: conjunto de normas de conduta.

- Ação reguladora da ética agindo no desempenho profissional, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício de sua profissão.

- Atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, a Ética tem sido o caminho justo, adequado, para o beneficio geral.

- Virtudes Profissionais: Responsabilidade; Respeito; Lealdade; Honestidade; Competência; Prudência; Perseverança; Compreensão; Humildade; Imparcialidade; Otimismo; Gentileza; etc. - Qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boa vontade, no decorrer de sua atividade o profissional consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.

- Código de Ética: acordo explícito entre os membros de um grupo social.

- Um código de ética começa pela definição dos princípios que o fundamentam e se articula em torno de dois eixos de normas: direitos e deveres.

- Ao definir direitos, o código de ética cumpre a função de delimitar o perfil do seu grupo. Ao definir deveres, abre o grupo à universalidade.

- Processo de Produção de um Código de Ética: deve ser ele mesmo já um exercício de ética. - A formulação de um código de ética deve envolver intencionalmente todos os membros do grupo social que ele abrangerá e representará.

- A elaboração de um código de ética realiza-se como um processo educativo no interior do próprio grupo.

20 visualizações