Apresentação Educação Infantil

A Educação Infantil divide-se em Creche (0 a 3 anos) e em Pré-escola (4 e 5 anos) e o seu atendimento no Município de Avaré é feito pela Rede Municipal e pela Rede Particular de Ensino, configurando-se da seguinte maneira:

Na Rede Municipal o atendimento é feito, na sua maioria, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e em algumas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Em 2014 foram atendidas 3.714 crianças, conforme Tabela abaixo:

A partir do ano de 2008, deu-se o início do Ensino Fundamental de 9 anos, que passou a incluir alunos de 6 anos de idade no Ensino Fundamental, justificando a diminuição de alunos atendidos na pré-escola, a partir do referido ano.

Analisando separadamente os dois momentos da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), percebe-se um aumento considerável no atendimento em Creche a partir do ano de 2012, saindo de menos de 1.000 atendimento, em 2011, para quase 1.500 em 2012.

O grande desafio que o município enfrenta na Educação Infantil é o oferecimento de vagas na Creche, que se apresentou da seguinte maneira, conforme Quadro a seguir:

RELATÓRIO DETALHADO – SITUAÇÃO DE VAGAS EM UNIDADES ESCOLARES – EM 30/04/2015

 

 

Etapa da Educação Básica:

 

Educação Infantil:

 

  • Creche (crianças de 0 a 3 anos de idade): Berçário I e II e Maternal I e II;

  • Pré-Escola (crianças de 4 e 5 anos de idade): Etapa I e II.